Para quem tem interesse no mercado de cartas de Magic the Gathering, em específico as cartas físicas, aqui você encontrará minha visão em um apanhado resumido da dança dos preços da última semana e as tendências que seguem em alta e baixa no mercado.
 

Subindo…


1- Sunscour: de $3,00 para $9,60 (220%)

Sunscour

 

A ascensão do deck bant midrange no formato moderno e o fato da carta ter sido impressa apenas em Coldsnap, são os motivos para os preços da carta dispararem na última semana.

 

2- Into the Flood Maw: de $1,20 para $3,60 (200%)

Into the Flood Maw

 

A carta vem sendo figurinha carimbada em diversos formatos competitivos, como Hidden Strings no pioneer; Belcher no modern e Azorius Tempo no standard. Por isso, haja vista que a carta foi recém lançada, sua demanda tende a superar a oferta, fazendo seus preços subirem.

 

3- Hullbreacher: de $1,70 para $5,00 (194%)

Hullbreacher

 

Apesar dos formatos Legacy e Vintage não serem os mais populares por aqui, tendo em vista o seu custo de entrada. Não podemos deixar de falar sobre a carta que vem sendo utilizada em diversos decks do Vintage e também em algumas listas de Reanimator no Legacy.

 

Bônus - Primeval Titan: de $4,30 para $8,40 (97%)

Primeval Titan

 

Com a volta do deck Amulet Titan aos holofotes do formato moderno, era de se esperar que a estrela do deck tivesse um aumento nos preços, ocasionado obviamente pelo aumento na demanda da carta.

 

Mais cartas em alta

 

Abhorrent Oculus de $13,50 para $33,50 (148%) 

Abhorrent Oculus

 

Coalition Victory: de $0,80 para $1,40 (75%)

Coalition Victory


Para ficar de olho:

 

Sway of the Stars: de $1,20 para $5,00 (317%)

Sway of the Stars

 

Biorhythm: de $1,50 para $3,00 (100%)

Biorhythm

 

Primeiramente é importante esclarecer que aqui entraremos no âmbito especulativo, baseado em artigos e opiniões de sites confiáveis, bem como uma reação natural à última conversa com o comitê de regras do formato Commander, que oficialmente passou as “rédeas” do formato a Wizards of the Coast. 

Dito isso o após algum tempo de pesquisa, um artigo interessante colocado pelo site Commandersherald, demonstra de forma coerente as eventuais cartas que poderiam ser desbanidas no formato. Isso se dá devido ao novo sistema de bracket, que mensura o potencial das cartas no formato, divulgado pela Wizards em sua última Stream de MTG Weekly. 

Visto isso cartas que aparecem potenciais desbanimentos são ambas as elencadas acima, o que gera uma subida nos preços relativos às essas especulações.

 
Em Queda…  

Chegamos na temporada de quedas direcionadas às coleções ao invés de cartas específicas. 

Esse fenômeno geralmente se dá, em consequência da grande oferta no mercado e o interesse das lojas em vender seus estoques o mais rápido possível, ocasionando uma competição de melhores preços no mercado. No entanto isso geralmente acontece com cartas com pouco potencial, fazendo seus preços despencaram, enquanto aquelas que já estão ou devem ser aderidas por decks nos diversos formatos, tendem a subir, de forma a compensar o valor do produto como um todo.

Dito isso é o que vem acontecendo com Duskmourn e Mystery Booster 2.   

 

Dica da Semana (bis)… 

Com a chegada de Duskmourn o impacto das cartas nos formatos já começou a aparecer, mesmo que de forma tímida e deve se consolidar com o Magic World Championship 30 que deve acontecer no final de semana dos dias 25-27 de outubro.

Outro aspecto que vem sendo discutido é quanto a “passada das rédeas” na regulação do formato commander, para a Wizards of The Coast, e como já elencado acima, o novo sistema de brackets, das cartas que deve revolucionar a forma com que o formato é jogado.  

Por hoje foi isso, nos vemos na próxima semana!